Boleto segunda via, como tirar?
Se você nunca pagou um boleto antes, a perspectiva de emitir uma segunda via de boleto uma pode ser estressante. Ter dúvidas sobre como emitir a segunda via é normal e às vezes as respostas podem ser mais simples do que você espera. Abaixo estão as respostas para algumas perguntas comuns sobre a emissão da segunda via dos boletos.
Boleto: como emitir a segunda via?
As segundas vias de boletos podem ser de diferentes fontes: contas de luz, água, telefone, pode ser o pagamento de um produto ou serviço, um boleto emitido para depósito em uma conta digital, etc. E cada um terá uma forma diferente para emissão da segunda via, qe vamos esclarecer separadamente.
Leia também
Como gerar segunda via de boleto de contas de serviços?
Telefonia, internet, luz, gás, água, são alguns dos serviços que emitem faturas e boletos para pagamento. Quando você precisar emitir a segunda via, seja por ter perdido sua via atual ou apenas não ter encontrado ou recebido sua fatura, a emissão da fatura é relativamente simples.
1. Pelo site da empresa
Você deve já deve conhecer qual a empresa é responsável por fornecer o serviço que você precisa pagar. Você pode digitar no Google o nome da empresa para ir diretamente ao site deles ou ir direto ao site. Na página principal, você deve encontrar uma página de login/cadastro ou um link direto para a emissão de segunda via de boleto. Após clicar no link, basta seguir às instruções na tela para poder ter acesso a segunda via da sua fatura.
2. App da empresa
A segunda opção prática para emissão de segunda via de fatura é usar o aplicativo da empresa em seu dispositivo iOS ou Android. Digite o nome da empresa na loja de aplicativos de seu dispositivo e baixe o app. Depois, siga às instruções na tela do app para realizar seu cadastro e emitir a segunda via de boletos.
3. Central de atendimento
Pelo telefone da Central de Atendimento da empresa, você pode receber o número do boleto para pagamento. Logo nas primeiras opções de atendimento, eles já oferecem a opção de faturas e segunda via de boletos. Os números serão ditados para você, então já tenha em mãos papel e caneta ou seu celular para anotar os números.
Reemitir ou fazer atualização de boleto
Quando um boleto é emitido por um banco ou instituição financeira, seja para um depósito em uma conta ou para o pagamento de um produto ou serviço, e não é pago na data correta, pode ser necessário atualizar ou reemitir o boleto. Boletos deste tipo também incluem as faturas de cartões de crédito.
As soluções seguem os mesmos padrões acima, ou seja:
Digite no Google “Atualização de boleto BANCO”, substituindo a palavra BANCO pelo nome da instituição financeira que emitiu o boleto ou fatura que precisa ser atualizado. Confirme que o site na barra de endereço começa com “https” e tem um cadeado ao lado. Confirme tb se o endereço é o do banco. Aí então, clique e procure o link para atualização do seu boleto, digitando as informações solicitadas.
No caso de boleto para depósito, entre no seu internet banking e faça a emissão de um novo boleto para depósito. Procure pela opção de depositar por boleto, e gere o novo boleto para depósito. Geralmente a validade é de até 3 dias.
2. App do banco ou instituição financeira
Muitos bancos tem apps para atualização de boletos. Procure diretamente na loja de aplicativos do seu dispositivo iOS ou Android. Confirme que o app é emitido pelo banco, para não cair em golpes. Pode ser que a atualização só possa ser realizada pelo app do banco ou instituição financeira oficial. Baixe e siga às instruções na tela para cadastro e atualização dos boletos/faturas.
3. Central de atendimento
Finalmente, você pode entrar em contato com a Central de Atendimento do banco ou instituição financeira que emitiu o boleto e solicitar o número atualizado do boleto. Eles irão ditar o código de barras, portanto esteja preparado para escrever os números.
Segunda via de boleto de compra em loja
Quando você comprar um produto em uma loja online e resolver pagar por boleto, pode acabar perdendo o prazo ou perdendo o boleto e precisar pedir uma segunda via. Quando você perder o prazo do boleto, provavelmente precisará comprar novamente o produto. Mas caso precise apenas reemitir o boleto por ter perdido o original, basta seguir os passos abaixo dependendo do canal de comunicação que vai utilizar.
1. Pelo site da loja
No site da loja, faça login em sua conta e vá para a área de “Meus Pedidos” ou similar. Procure pela compra que você fez pelo boleto e clique na opção de reemitir ou visualizar o boleto.
2. App da loja
Na loja de aplicativos Android ou iOS, digite o nome da loja onde fez sua compra. Faça o login com seus dados de cadastro e procure pela opção de “Meus Pedidos”. Faça a reemisão ou visualize os dados do boleto.
3. Central de atendimento
Ligue para o televendas da loja e peça os dados de seu boleto, fornecendo as informações necessárias para encontrarem os dados de sua compra.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!
Sobre o autor
Dinheiro ou cartão é uma pergunta muito comum nas lojas. A partir desta pergunta e muitas outras, André começou a escrever sobre finanças neste blog. Formado em pedagogia, André é especialista em educação financeira, além de ser consultor financeiro e empresarial. Tem mais de 300 horas de cursos em finanças, empreendedorismo, e orçamento. Há vários anos compartilha seu conhecimento através deste site.
Veja também
Como funciona o DDA?
Juros e multa no boleto bancário, como calcular?
Quanto tempo demora para cair um boleto pago na lotérica?
Dá pra pagar um boleto baixado?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Dinheiro ou Cartão não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.