Dinheiro retido no Mercado Pago, e agora?
O Mercado Pago é uma plataforma conveniente para os proprietários de pequenas empresas coletarem pagamento por seus bens e serviços de maneira segura.
Às vezes, o Mercado Pago colocará seu dinheiro retido por alguns dias para garantir que haja dinheiro suficiente em sua conta caso surjam quaisquer problemas com o pedido. Existem várias razões pelas quais um pagamento pode ser retido, e formas de que os vendedores agilizem a liberação de fundos.
Aqui está tudo que você precisa saber.
O que significa dinheiro retido no Mercado Pago?
O Mercado Pago observa que a empresa coloca pagamentos em espera para ajudar a garantir que a plataforma seja segura e segura para compradores e vendedores. Embora o dinheiro pertence a você, o Mercado Pago o impedirá temporariamente o acessá-lo para se certificar de que há dinheiro suficiente em sua conta para resolver problemas como estornos ou disputas. Os fundos são lançados quando o comprador confirma que receberam o item que eles ordenaram na condição anunciada.
Leia também
Algumas razões específicas por que seu pagamento pode estar em espera incluem:
Sua conta do Mercado Pago está inativa.
O pagamento que você recebeu é incomum para o seu padrão típico de venda.
O Mercado Pago encontrou uma mudança incomum no preço de venda de uma transação específica.
Você está vendendo um item que os clientes podem estar insatisfeitos.
Você só recentemente começou a vender itens fora do Mercado Livre.
Dinheiro retido no Mercado Pago: o que fazer?
Há uma série de razões para que os fundos possam ser colocados em espera, incluindo:
Você é novo para vender. Novos vendedores precisam construir sua credibilidade e história do comprador. Depois de estabelecer um registro de transação bem-sucedido, seu status pode ser alterado.
Você não vendeu nada há muito tempo. Semelhante a ser um vendedor pela primeira vez, se você não vendeu um item em algum tempo, precisará reconstruir sua credibilidade.
Os clientes apresentaram reclamações formais para um reembolso, disputa ou cobrança. Se você foi sinalizado por vários clientes para vários problemas, o Mercado Pago pode atrasar a disponibilidade de seus fundos. De acordo com o Mercado Pago, a melhor maneira de remediar isso é trabalhar diretamente com os compradores para garantir que as questões sejam resolvidas o mais rápido possível. Para evitar queixas, seja adiantado sobre custos de envio, condição de item e política de devolução. Você também pode configurar uma mensagem de atendimento ao cliente para permitir que os clientes saibam se um incidente extremo – como um desastre natural em sua área – está impedindo você de enviar no prazo.
Você tem um padrão de venda suspeito. O Mercado Pago irá sinalizar uma conta que tenha atividade incomum, incluindo um padrão de venda mais alto que o normal ou uma mudança distinta no tipo de itens vendidos.
Você está vendendo itens mais arriscados. Exemplos desses tipos de itens incluem ingressos, cartões-presente, eletrônicos de consumo, computadores e pacotes de viagem – qualquer coisa que seja mais cara ou relacionada ao evento.
Quando posso acessar meu dinheiro retido no Mercado Pago?
Enquanto não houver problemas com sua transação ou conta (como um pacote não entregue ou um cliente arquivando uma disputa), o dinheiro retido no Mercado Pago irá liberar seus fundos dentro alguns dias úteis.
Mas como posso acessar meu dinheiro mais rápido? Há alguns passos que os vendedores podem tomar para ajudar a liberar fundos do dinheiro retido no Mercado Pago mais rapidamente. Esses incluem:
Adicionar rastreamento: use o Mercado Envios ou transportadoras que tem código de rastreamento, e o dinheiro retido no Mercado Pago liberará os fundos de espera um dia após o correio confirmar a entrega.
Atualize o status do pedido de serviços ou itens intangíveis: para itens que não são enviados, como e-books ou aulas online, atualize o status do pedido e o dinheiro retido no Mercado Pago será liberado mais rápido.
Como impedir o atraso dos pagamentos no Mercado Pago?
Verifique seu email: revise o email enviado do PayPal (com a linha de assunto “uma mensagem importante sobre o seu saldo do Mercado Pago”), bem como o alerta localizado na página Visão geral da sua conta. Ele incluirá informações sobre por que seus fundos não estão disponíveis e o que você pode fazer para evitar isso no futuro.
Postar fotos reais: evite reembolsos, disputas, postando fotos reais dos itens que você está vendendo, incluindo descrições detalhadas e precisas, sendo transparente sobre os tempos de envio e manuseio, custos e métodos, pedidos de processamento prontamente, com cuidado para que eles cheguem em boas condições, e sendo claro em sua política de devolução adiantada.
Forneça serviço ao cliente: faça o seu melhor para se comunicar e ajudar seus clientes quando eles estendem. Se você tem uma disputa do comprador, trabalhe para resolvê-la o mais rápido possível.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Dinheiro ou cartão é uma pergunta muito comum nas lojas. A partir desta pergunta e muitas outras, André começou a escrever sobre finanças neste blog. Formado em pedagogia, André é especialista em educação financeira, além de ser consultor financeiro e empresarial. Tem mais de 300 horas de cursos em finanças, empreendedorismo, e orçamento. Há vários anos compartilha seu conhecimento através deste site.
Veja também
Como mudar seu padrão de vida para economizar?
Como fazer dinheiro online?
Como saber se um boleto foi pago?
Transferência bancária, o que é e como funciona?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Dinheiro ou Cartão não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.