O que é pricing?
O pricing é um processo de fixação do valor que um fabricante receberá na troca de serviços e mercadorias. O método de precificação é exercido para ajustar o custo das ofertas do produtor adequadas ao fabricante e ao cliente. O pricing depende dos preços médios da empresa e do valor percebido de um item pelo comprador, em comparação com o valor percebido do produto da concorrência.
O que é pricing?
Todo empresário inicia um negócio com um motivo e a intenção de obter lucros. Essa ambição pode ser adquirida pelo método de precificação de uma empresa. Ao fixar o custo de um produto e serviço, o seguinte ponto deve ser considerado:
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A identidade dos bens e serviços
O custo de bens e serviços similares no mercado
O público-alvo para quem os bens e serviços são produzidos
O custo total de produção (matéria-prima, custo de mão-de-obra, custo de máquinas, trânsito, custo de estoque, etc.).
Elementos externos como regras e regulamentos governamentais, políticas, economia etc.,
Pricing e seu significado nas empresas
O pricing terá um significado e objetivos claros para a empresa.
Sobrevivência – O objetivo da precificação para qualquer empresa é fixar um preço razoável para os consumidores e também para a sobrevivência do produtor no mercado. Toda empresa corre o risco de ser excluída do mercado por causa de concorrência rigorosa, mudança nas preferências e no gosto do cliente. Portanto, ao determinar o custo de um produto, todas as variáveis e custos fixos devem ser levados em consideração. Quando a fase de sobrevivência terminar, a empresa poderá se esforçar para obter lucros extras.
Expansão dos lucros atuais – A maioria da empresa tenta aumentar sua margem de lucro avaliando a demanda e a oferta de serviços e bens no mercado. Portanto, o preço é fixado de acordo com a demanda e o substituto do produto. Se a demanda for alta, o preço também será alto.
Controle do mercado – A empresa impõe um valor baixo para que os bens e serviços se apossem do grande tamanho do mercado. A técnica ajuda a aumentar a venda, aumentando a demanda e levando a baixo custo de produção.
Um mercado para uma ideia inovadora – Aqui, a empresa cobra um preço alto por seus produtos e serviços altamente inovadores e que usam tecnologia de ponta. O preço é alto por causa do alto custo de produção. Telefone celular, aparelhos eletrônicos são alguns exemplos.
O que é a estratégia de preço ou pricing?
A estratégia de preço é uma técnica que uma empresa aplica para avaliar o custo de seus produtos. Esse processo é o desafio mais desafiador encontrado por uma empresa, pois o preço deve corresponder à atual estrutura de mercado e também complementar as despesas de uma empresa e obter lucros. Além disso, é necessário levar em consideração o preço do produto do concorrente. Portanto, é essencial escolher o método de preço correto.
Tipos de pricing
O método de precificação ou pricing é dividido em duas partes:
Método de precificação orientado a custos – É a base para avaliar o preço dos produtos acabados, e a maioria da empresa aplica esse método para calcular o custo do produto. Este método é dividido ainda mais das seguintes maneiras.
Preço de custo mais – Nesse preço, o fabricante calcula o custo de produção sustentado e inclui uma porcentagem fixa (também conhecida como aumento) para obter o preço de venda. A margem de lucro é avaliada no custo total (custo fixo e variável).
Preço de marcação – aqui, o número fixo ou uma porcentagem do custo total de um produto é adicionado ao preço final do produto para obter o preço de venda de um produto.
Preço com objetivo de retorno – A empresa ou empresa fixa o custo do produto para atingir a taxa de retorno do investimento.
Método de precificação orientado para o mercado – Nesta categoria, é determinado com base em pesquisas de mercado
Preço com valor percebido – Nesse método, o produtor estabelece o custo levando em consideração a abordagem do cliente em relação aos bens e serviços, incluindo outros elementos como qualidade do produto, propaganda, promoção, distribuição etc. que afetam o ponto de vista do cliente.
Valor do preço – Aqui, a empresa produz um produto com alta qualidade e baixo preço.
Preço da taxa de aprovação – Nesse método, a empresa analisa a taxa do concorrente como base para decidir a taxa do seu produto. Normalmente, o custo do produto será mais ou menos o mesmo que os concorrentes.
Preço do tipo de leilão – com mais uso da Internet, esse método contemporâneo de preços está florescendo dia a dia. Muitas plataformas online, como OLX, Mercado Livre, eBay, etc. usam sites online para comprar e vender o produto ao cliente.
Preço Diferencial – Este método é aplicado quando o preço deve ser diferente para diferentes grupos ou clientes. Aqui, os preços podem variar de acordo com a região, área, produto, horário etc.
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Sobre o autor
Dinheiro ou cartão é uma pergunta muito comum nas lojas. A partir desta pergunta e muitas outras, André começou a escrever sobre finanças neste blog. Formado em pedagogia, André é especialista em educação financeira, além de ser consultor financeiro e empresarial. Tem mais de 300 horas de cursos em finanças, empreendedorismo, e orçamento. Há vários anos compartilha seu conhecimento através deste site.
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