Pagamento rejeitado pelo PSP do recebedor: o que é?
Nenhum de nós gostaria de ver uma mensagem de falha de pagamento depois que passamos tempo entrando em todos os detalhes de uma transferência ou PIX no final de um processo. Ir através do fluxo de pagamento novamente não demora muito, mas uma transação fracassada também pode fazer você questionar o quão confiável é na hora de usar o PIX ou qualquer forma de transferência e pagamentos online.
Os pagamentos digitais continuam sendo a maneira mais comum de fazer e receber pagamentos. E falhas de pagamento, principalmente com a popularização do PIX, são um problema que não deve ser negligenciado.
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O que significa PSP do recebedor?
PSP é uma sigla para Payment Service Provider ou Provedor de Serviços de Pagamento. Basicamente, é o sistema de destino de uma transação, ou seja, de quem está recebendo um pagamento, transferência, ou outro serviço financeiro.
Quando o consumidor inicia uma transação online, o gateway de pagamento facilita a rota de e para o processador de pagamento. Depois de executar verificações de fraude e confirmação 3D segura, os dados do pagador são enviados para o banco adquirente. Em seguida, o banco adquirente envia firmemente as informações de pagamento.
Após outra rodada de verificações de segurança, o pagamento é enviado para o banco emissor onde é então aprovado ou recusado. Em seguida, uma mensagem é enviada de volta para o adquirente e, finalmente, a mensagem de pagamento aprovada ou recusada é enviada para o comerciante. Todas essas etapas acontecem em uma questão de milissegundos.
E quando há um problema em uma das etapas, o pagador irá receber uma mensagem de erro.
Erros do PSP do recebedor
As falhas de pagamento podem ser categorizadas em diferentes tipos, dependendo da situação.
1. Falha de pagamento do lado do consumidor
Esses tipos de erros podem acontecer quando um cliente fornece detalhes incorretos, a senha errada ou eles têm fundos insuficientes em sua conta. Também é referido como um pagamento incompleto.
2. Falha de pagamento do lado do comerciante ou recebedor
Esses tipos de falhas podem acontecer quando há um erro de tecnologia ou erro de segurança pelo qual o vendedor é responsável.
3. Falha na transferência de dados
Falha no pagamento ou transferência quando há um erro de transferência de dados. Isso acontece quando o cliente recebe uma mensagem de falha de pagamento, mas o pagamento eventualmente passa por isso, a conta do titular é debitada.
4. Falha de pagamento quando o valor não é carregado
Isso significa que o pagamento falhou e a conta do cliente não foi debitada.
O que pode causar um pagamento rejeitado pelo PSP do recebedor?
Existem vários fatores que podem contribuir para a falha de pagamento . Como já mencionamos, os pagamentos com falha do lado do cliente são causados geralmente por fornecer detalhes incorretos ou acontecem devido à falta de fundos.
Do lado do comerciante, as razões para a falha de pagamento são mais complexas, tornando importante entender as causas em mais detalhes.
Aqui estão as principais razões para a falha de pagamento do lado do comerciante ou recebedor:
1. Tempo de inatividade do sistema
Os jogadores envolvidos no processamento de pagamento incluem o gateway de pagamento, o processador de pagamento, o banco adquirente e o banco emissor. Essas partes experimentam seu próprio tempo de inatividade, seja planejado ou não.
Se algum dos principais jogadores no processo de pagamentos, o tempo de inatividade durante uma transação, o servidor não conseguirá aprovação para ele. Quando isso acontece, a transação não pode ser concluída e resulta em uma falha de pagamento.
2, A tecnologia de pagamento falha
O processamento de pagamento envolve uma quantidade considerável de etapas para debitar o pagamento da conta do cliente e a credita na conta do comerciante.
Quando seu cliente inicia o processo de pagamento, eles precisam selecionar um método de pagamento (cartão de crédito, Apple Pay, PIX, boleto, etc.), e depois de escolher a opção de pagamento, eles precisam inserir detalhes de pagamento. Por exemplo, seu nome, número de cartão de crédito e CVV (I.E. Código de segurança do cartão de crédito).
Em seguida, os dados de pagamento são enviados para o gateway de pagamento, para que ele possa transferi-lo para a rede de transações. Após os detalhes serem verificados e a transação é autorizada, o valor é enviado para o adquirente e, em seguida, transferido para a conta do comerciante.
A falha de pagamento pode acontecer se uma pequena falha acontecer durante qualquer uma dessas etapas no processo de pagamento.
3. A segurança está comprometida
Praticamente todos os participantes envolvidos no processamento de pagamento são necessários para defender os requisitos de segurança para detectar e evitar fraudes de pagamento.
Bancos, incluindo emissores, estão armados com tecnologia avançada que detecta e analisa fraudes.
Essas ferramentas de fraude verificam e analisam se as transações forem autenticadas com base nos parceiros de gastos anteriores. Se algo parecer fora de lugar, a transação é bloqueada e recusada.
4. Razões adicionais para falha de pagamento on-line
As razões que listamos acima são as causas mais comuns para falha de pagamento on-line, mas há mais alguns para estar ciente. Vamos dar uma olhada para eles aqui:
Conta de comerciante bloqueia a transação
O cartão de crédito ou débito é expirado ou cancelado
O endereço de faturamento é inválido
O banco sinalizou a conta do titular do cartão
O cartão de crédito do cliente é maximizado
O gateway de pagamento não é configurado corretamente
A conta do consumidor é suspensa ou fechada
O gateway de pagamento não suporta o método de pagamento escolhido pelo consumidor
Pagamento rejeitado pelo PSP do recebedorm e agora?
Falhas de pagamento são inevitáveis nas transações online, como o PIX. Mas usando um provedor de serviços de pagamento (PSP) que é seguro, possui funções avançadas e permite que você aceite muitos tipos de métodos de pagamento podem ajudá-lo a reduzir os pagamentos on-line com falha.
1. Use um gateway de pagamento que roteie transações em vários processadores de pagamento
Durante o processo de pagamento, as transações são enviadas para várias partes, incluindo o processador de pagamento. Se o seu gateway de pagamento só permitir que você rote os pagamentos a um processador, as chances de experimentar os dedos do sistema e os pagamentos com falha são maiores.
É por isso que construímos um mecanismo de roteamento inteligente que envia transações para vários processadores de pagamento. Dessa forma, se alguém estiver inativo, seus clientes não receberão imediatamente uma mensagem de falha de pagamento. Em vez disso, rotei o pagamento para outro processador para ajudá-lo a aprovar mais pagamentos, melhorar a experiência do cliente e completar mais vendas.
2. Encontre uma plataforma de pagamento com funcionalidades avançadas
O processamento de pagamento pode acontecer em questão de segundos, mas o trabalho acontecendo nos bastidores é complexo. Opção de recursos básicos de pagamento digital pode não ser sustentável à medida que sua empresa cresce. Uma boa tecnologia de pagamento vai além de ajudá-lo a aceitar ordens online. Nesta arquitetura, você pode escalar as vendas e processar um alto volume de transações sem falhas de sistema ou falhas de tecnologia.
3. Priorizar segurança de pagamentos e PIX
Seguir os regulamentos de segurança do pagamento on-line não protegem apenas seus clientes, também protege sua empresa contra fraudadores e outros riscos de segurança.
4. Aceite uma ampla gama de métodos de pagamentow
Usando um gateway de pagamento que permite que você aceite uma ampla gama de métodos de pagamento é uma maneira segura de alcançar mais clientes e vender mais. As processadoras de pagamentos mais tradicionais terão mais facilidade de realizar transações com mais segurança e menos erros.
Embora seja impossível evitar completamente falhas de pagamento, entender por que eles podem ocorrer vai ajudá-lo a trabalhar em torno dos problemas que podem causar. Também ajudará você a tornar o processo mais fácil e mais claro para seus clientes. Desta forma, você pode evitar transações com falha que acontecem devido a erros do cliente. E, quando ocorrem falhas de pagamento e erros como transação rejeitada pelo PSP, você saberá a melhor maneira de gerenciá-los.
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Sobre o autor
Dinheiro ou cartão é uma pergunta muito comum nas lojas. A partir desta pergunta e muitas outras, André começou a escrever sobre finanças neste blog. Formado em pedagogia, André é especialista em educação financeira, além de ser consultor financeiro e empresarial. Tem mais de 300 horas de cursos em finanças, empreendedorismo, e orçamento. Há vários anos compartilha seu conhecimento através deste site.
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