O que é assinatura ou pagamento recorrente?
Se você está se perguntando se pagamentos recorrentes e faturamento de assinaturas são adequados para sua empresa, considere o seguinte: Com que frequência você pensa em sua empresa como uma venda única?
Esperançosamente nunca, proprietários de negócios sustentáveis podem reconhecer a diferença entre fazer uma venda e construir relacionamentos contínuos com os clientes. Qual é a diferença?
Pagamento mensal recorrente e
Independentemente de quão incrível seja o seu serviço, ninguém quer abrir mão do dinheiro ganho com tanto esforço. Então, por que tornar os pagamentos mais difíceis do que o necessário?
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Embora um sistema de pagamentos sem brilho possa não afastar os clientes de suas ofertas exclusivas de negócios, um ótimo sistema de pagamentos é um incentivo adicional e pode ajudar a aumentar a retenção de clientes.
Uma das maneiras pelas quais muitas empresas estão construindo relacionamentos de longo prazo com os clientes hoje em dia é oferecendo assinaturas aos clientes. As assinaturas são uma vantagem para empresas e consumidores: as empresas obtêm um fluxo constante de receita, enquanto os consumidores desfrutam de faturamento sem atrito em uma base recorrente para produtos ou serviços contínuos que lhes trazem valor.
Os pagamentos recorrentes e a tecnologia de faturamento de assinaturas mantêm os clientes e comerciantes conectados. Ao mesmo tempo, permite que as empresas que oferecem assinaturas contínuas gastem mais tempo no fornecimento de produtos e serviços valiosos e menos tempo gerenciando um sistema de pagamentos quebrado.
O que é pagamento recorrente?
O faturamento da assinatura e os pagamentos recorrentes existem lado a lado. Quando um cliente se inscreve em uma conta, ele concorda em fornecer pagamentos regulares para acesso ininterrupto a um serviço. Os clientes podem se inscrever uma vez e ter suas contas faturadas automaticamente, seja anual, mensal ou de outra forma.
1. Pagamentos recorrentes
Os pagamentos recorrentes seguem um modelo de negócios no qual clientes e comerciantes se envolvem em um relacionamento contínuo, em vez de uma compra única. Os clientes inserem suas informações de faturamento uma vez e concedem ao comerciante permissão para cobrar por um custo e frequência acordados.
2. Faturamento de assinatura
O faturamento de assinatura, por associação com pagamentos recorrentes, é o processo de faturamento regular e automático que ocorre depois que um cliente se inscreve para usar um serviço. Isso pode envolver uma fatura mensal para a assinatura de uma revista, serviço de streaming, produto SaaS, “caixa do mês” ou outros serviços recorrentes semelhantes. Os clientes são cobrados regularmente, mas têm a opção de cancelar a qualquer momento.
No final do cliente, em vez de ser periodicamente perseguido pelo pagamento, o valor devido é automaticamente transferido de sua conta para a empresa O cliente recebe um recibo, mas, fora isso, a transação é silenciosa.
Como funciona um serviço de assinatura?
Embora o processo de pagamentos seja rápido e simplista do ponto de vista do cliente, existem algumas etapas nos bastidores envolvidas:
Um cliente escolhe seu plano de pagamento preferido e método de pagamento
O comerciante recebe as informações do pedido e usa um serviço como PagSeguro para gerenciar o faturamento da assinatura
A partir daí trata o pagamento de maneira recorrente. Armazenamos as informações do cartão de crédito com segurança e conectamos a solicitação de pagamento ao gateway, processador, associação do cartão e emissor
O cliente é cobrado e emitidos extratos regulares
Quais são os benefícios do faturamento de assinatura?
Um modelo de negócios de pagamentos recorrentes tem muitos benefícios para comerciantes e clientes.
1. Minimiza o risco
Os clientes só inserem suas informações de faturamento uma vez. Os pagamentos automatizados partem daí. Menos informações significam menos oportunidades para erros ou fraude.
2. Simplifica o processo de pagamentos
Ninguém quer sair de seu caminho para pagar por um produto. Na verdade, seu processo de checkout pode afetar quase 40% de suas vendas. As empresas não precisam apenas simplificar processos de pagamentos complexos, mas também minimizar o trabalho que os clientes terão de fazer no futuro. Um processo de inscrição rápido e simples agora significa menos trabalho depois.
3. Diversifica suas ofertas para ajudar a concentrar-se nas metas
Fornecer vários níveis de planos de pagamento permite que você atenda às necessidades específicas de seus clientes, sem forçá-los a pagar por sinos e apitos que não lhes interessam. Além disso, a oferta de vários métodos de pagamento atende seus clientes onde e como eles preferem pagar.
4. Fornece perspectivas orçamentárias e estabiliza a receita
Uma visão precisa das despesas mensais ou anuais ajuda o orçamento de seus clientes. Não há cobranças inesperadas ou custos de serviço. E embora isso os ajude, também ajuda as empresas que pagam.
A renda garantida vai longe, e não apenas porque os assinantes se tornam mais valiosos quanto mais tempo usam o serviço. O faturamento de assinaturas oferece às empresas uma perspectiva estável da receita. A capacidade de previsão permite que os negócios cresçam. Além disso, a previsão que vem com o faturamento da assinatura pode significar melhor planejamento, menos desperdício de produtos e maior ROI.
5. Permite que as empresas aumentem e desenvolvam ofertas
Com a receita garantida que um modelo de assinatura traz, as empresas podem fornecer um fluxo mais regular de melhorias para seus produtos e serviços.
Por exemplo, serviços como o Netflix lançam continuamente novos conteúdos, enquanto empresas como a Apple, que fazem com que os consumidores se inscrevam para uma assinatura (como o armazenamento iCloud ou o Programa de atualização do iPhone), oferecem aos consumidores um produto melhor a cada ano.
PagSeguro e outros gateways de pagamento oferecem serviços de pagamento recorrente
As empresas não precisam se esquivar do processo de atualização para a tecnologia de faturamento de assinaturas. PagSeguro, PagBank, PayPal, e diversos outros gateways de pagamentos permitem que as empresas encontrem os clientes onde eles estão. Crie quantos planos de pagamento você precisar, para que os clientes possam encontrar o plano que melhor lhes convém.
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Sobre o autor
Dinheiro ou cartão é uma pergunta muito comum nas lojas. A partir desta pergunta e muitas outras, André começou a escrever sobre finanças neste blog. Formado em pedagogia, André é especialista em educação financeira, além de ser consultor financeiro e empresarial. Tem mais de 300 horas de cursos em finanças, empreendedorismo, e orçamento. Há vários anos compartilha seu conhecimento através deste site.
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